Kintsugi mão

Mais belo do que Kintsugi

Por Lieza Carpeggiani

Na época do Japão feudal, generais poderosos e influentes acumulavam funções diplomáticas e recebiam do imperador um título de nobreza — Shogun. No Século XV, viveu um Shogun poderoso e apreciador de artes. Certo dia, por um acidente, seu vaso de chá predileto se quebrou. Procurando quem o consertasse, um artesão lhe fez o trabalho prendendo os pedaços com grampos. O resultado não agradou ao Shogun, levando-o a procurar outro artesão que criasse uma técnica esteticamente melhor. Esse novo artesão emendou os pedaços quebrados misturando laca e pó de ouro. Assim surgiu o Kintsugi, que significa “emenda com ouro”, uma arte japonesa tão popular que, após seu surgimento, quebravam-se propositalmente cerâmicas para obter um Kintsugi.

Essa história pode bem representar a metáfora de corações partidos e emendados com ouro. É lindo! Mas proponho outro ponto de vista. A Bíblia também nos compara a vasos de barro, mas o valor não está na aparência externa, e sim no que está guardado dentro dele. O conteúdo valoriza o vaso de barro, e o valor vem de Deus, que habita em nosso coração. 

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós.” (2 Coríntios 4:7, NAA)

Há outro aspecto. Como vasos de barro somos frágeis, podemos ser despedaçados por situações que tenhamos sofrido ou causado. Basta olharmos para dentro de nós e encontraremos memórias de acontecimentos que nos deixaram em pedaços por dentro.

A boa notícia é que Deus é o Oleiro Divino e na olaria dEle, se um dos Seus vasos for quebrado, Ele não precisa remendar, nem mesmo com filetes de ouro. Nas mãos de Deus, não nos tornamos cacos colados. O Senhor tem poder para fazer de nós um vaso novo (Jr 18:1-6), porque Ele é capaz de fazer novas todas as coisas. 

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Co 5:17, NAA)  

É hora de entregar as fraturas da alma nas mãos de Deus, o Divino Oleiro. Deixe que Ele cuide de cada detalhe de sua vida. Confie aos cuidados dEle aquilo que foi quebrado no passado e que ainda permanece fragmentado. O resultado será sempre bênção, como tudo o que vem do Senhor.

plugins premium WordPress
×